segunda-feira, 4 de julho de 2011

Resposta à Nota Informativa do Senhor Presidente da Câmara de Castro Daire

NOTA DE IMPRENSA


Resposta à Nota Informativa do Senhor Presidente da Câmara


Considerando as afirmações constantes da “Nota Informativa” publicada no site oficial e institucional da Câmara Municipal de Castro Daire, o PSD vem aqui, publicamente manifestar o seu repúdio e indignação pela forma como a mesma foi publicada, bem como relativamente ao teor das afirmações que aí são proferidas, que em nosso entender não correspondem à verdade.
O PSD não compreende e não aceita que um site institucional, pago por todos os munícipes seja usado pelo Senhor Presidente da Câmara para fazer campanha político partidária e para pôr em causa, com afirmações graves e não provadas, a actividade de anteriores executivos.
Note-se, também, que o Senhor Presidente da Câmara, através da Nota Informativa publicada, falta à verdade e deturpa as informações e questões que foram colocadas durante a última reunião da Assembleia Municipal, onde foi questionado sobre o aumento, em 2010, ano de sua inteira responsabilidade, de quase 300 mil euros em custos com pessoal.
Se o Senhor Presidente queria esclarecer alguma coisa deveria ter colocado, na Nota Informativa, o valor dos encargos com o pessoal também em 2010 e não deveria ter-se ficado apenas pelos anos de 2004 a 2009.
A determinada altura o Senhor Presidente refere que os custos com pessoal aumentaram devido, e passo a citar “As indemnizações e encargos com os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular”.
Aos explicitar os valores da despesa com pessoal de 2004 a 2009 estes já incluem todos os encargos com os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular, só lá faltando, para comparação, a ser feita pelos munícipes, o valor das despesas nesta mesma área das Actividades de Enriquecimento Curricular, relativas a 2010, que são da sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Convêm salientar que já no mandato do Senhor Presidente Fernando Carneiro, o número de escolas do primeiro ciclo do ensino básico foi reduzido pelo que a respectiva despesa deveria ter diminuído e não aumentado.
No entender do PSD, nada justifica o aumento de quase 300 mil euros, num só ano, com o Recursos Humanos da Câmara, até porque todos os serviços estavam já devidamente dotados de pessoal, não se justificando novas contratações.
Não fica bem, e as pessoas não irão cair no embuste, dizer que os aumentos verificados em 2010 não são culpa do actual executivo. Mas afinal, quem é que governa o concelho desde o início de Novembro de 2009?
O Senhor Presidente não se pode esquecer que este executivo já leva quase dois anos de mandato, está na altura de assumir os seus erros, as suas opções e a sua responsabilidade pelo
atraso, a discriminação e o partidarismo a que o Senhor Presidente tem votado a gestão deste município.
Para bem da verdade, o Senhor Presidente deveria explicar o que quis dizer, no site oficial da Câmara Municipal, e não num site do PS, ou num qualquer meio de comunicação social, as afirmações que cito: «podemos ver que o descontrolo com a despesa de pessoal, devido a contratação a “seu belo prazer”, tem vindo a crescer anualmente desde há muito, principalmente no Executivo que nos antecedeu», fim de citação.
É de uma total falta de consideração e de ética para com os munícipes usar um site de uma Instituição que deverá ser apartidária e ao qual os potenciais visados não têm acesso para usar do direito de defesa e de resposta.
Este episódio revela a forma como o Senhor Presidente usa as funções para que foi eleito.

A Comissão Política Concelhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores